quinta-feira, 7 de abril de 2011

FERIADÃO II - A MISSÃO

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cultura RPG (Role Playing Game)

O RPG é o assunto de hoje no nosso blog. Não estou falando de Reeducação de Postura Global! Estou falando de Role Playing Game ou popularmente conhecido como RPG! Qual Nerd nunca jogou RPG? Seja no seu videogame, no seu "livro-jogo" ou com seus amigos mesmo! Vamos ao assunto:

Foto que tirei na última sessão de RPG que joguei. No detalhe vemos dados de diversas faces e cores, uma ficha de D&D e algumas "miniaturas" de personagens ao fundo.

Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.

Mesa "típica" de RPG (Porém Oriental!)


Um grupo de RPG pode ter de duas até dez pessoas, as vezes mais. Não existe um número específico, embora a maioria dos grupos tenha uma média de 4 até 6 integrantes. No RPG, existem dois tipos básicos de jogadores muito bem definidos: O primeiro tipo é o jogador personagem, normalmente chamado apenas de "jogador", do Inglês "Player". Esse jogador é quem cria um personagem fictício, seguindo as regras do sistema escolhido por seu grupo, e controlará esse mesmo personagem pelas aventuras do jogo. (Em alguns Jogos de Interpretação, jogadores podem controlar mais de um personagem simultaneamente, embora seja incomum.)

O segundo tipo de jogador é o narrador, mestre ou GM (Game Master). Será ele quem criará a história e julgará as ações de todos os personagens do jogo. O narrador normalmente não possui um personagem próprio, mas controla todos os personagens não-jogadores da aventura - que seriam os coadjuvantes da peça de teatro. Vou citar algumas "obras" famosas de RPG para vocês conhecerem:

Obras brasileiras publicadas

  • Tagmar, o 1º RPG Brasileiro (1991).
  • O Desafio dos Bandeirantes, o 1º com ambientação baseada no folclore brasileiro (1992).
  • Millenia na linha de ficção científica (1995).
  • Arkanun RPG de horror que utiliza o Sistema Daemon (1995)
  • Era do Caos - Retratando o Colapso das metrópoles brasileiras no início do Séc.XXI (1997)
  • SIGNUS RPG - Sistema Genérico - Niveis variados e sistema de personalidade. (1997)
  • Defensores de Tóquio RPG de super-heróis japoneses. Sistema originalmente lançado pela revista Dragão Brasil, agora na sua quinta versão conhecida como 3D&T Alpha (1998).
  • Calíope, RPG medieval usando D6, D10 e D20 (2001).
  • Utopia (RPG) - Usa o sistema d10 (2003).
  • OPERA RPG - Regras práticas e ajustáveis de RPG que permitem a criação de qualquer cenário de jogo (2004).
  • Invasão misturando Arquivo X com história brasileira (2004).
  • Clavius, um sistema de RPG gratuito (2004).
  • Nexus D6 (2005)
  • RPGQuest Sistema para iniciantes que mistura RPG com jogo de tabuleiro (2005)
  • Mighty Blade RPG Sistema de Fantasia Medieval (2007)
  • RPG Desafios, RPG para uso terapêutico para prevenção e tratamento do uso de drogas na adolescência (2009).
  • Tormenta RPG Sistema baseado no OGL D20 com cenário de fantasia.


Obras estrangeiras publicadas no Brasil

  • G.U.R.P.S. - Generic Universal Role Playing System - Jogo de RPG genérico, podendo ser ambientado em qualquer lugar ou época (1991)
  • Vampiro, A Máscara - Jogo de RPG onde o jogador pode assumir um personagem vampiro (1994)
  • First Quest - versão simplificada das regras do AD&D 2ª Edição. (1995)
  • Advanced Dungeons & Dragons 2ª Edição - RPG de Fantasia Medieval (1996)
  • Dungeons & Dragons 3ª e 4ª Edição - RPG de Fantasia Medieval (2000)


Quais outros tipos de RPG existem?!



Eletrônico: Muitos jogadores de RPG não consideram o jogos feitos para video-game e computador como "RPGs reais". Pela falta de liberdade em comparação aos jogos "de mesa", esses jogadores afirmam que os jogos eletrônicos seriam na verdade jogos de aventura com elementos de RPG. Em um jogo de RPG eletrônico, você controla personagens que seguem uma história pré-determinada, aonde seu personagem se desenvolve com o passar do tempo. Além dessa característica é difícil definir o que seria um RPG eletrônico, existe uma enorme variedade de jogos que se encaixam nessa classificação. Existem também os MMORPG (Massive Multiplayer Online RPG - Jogos de Interpretação Online Massivos), jogos aonde diversas pessoas se conectam e jogam simultaneamente em um mesmo mundo. No Brasil, encontramos os jogos: RuneScape, Os Reinos da Renascença, Ragnarök Online, Ragnarök Online 2, Rappelz, Gunbound, Priston Tale, Mu online, Ultima Online (UO), World of Warcraft (WoW), Tibia, Lineage II, Neverwinter Nights (NWN), Tales of Pirates, With Your Destiny (WYD), Hero Online, Perfect World, Rising Force Online, Silkroad Online, Cabal Online, MapleStory, Lunia, Dofus e, Grand Chase, além de comunidades menores em praticamente todos os MMORPGs de sucesso.


Live Action: Em um live action você não imagina o cenário narrado pelo Narrador, mas utiliza o espaço à sua volta como o cenário de jogo. Em uma sessão de RPG comum cada jogador pega a sua ficha e senta em um mesa, como em um jogo qualquer, representando ali o seu papel sem nenhuma interação real com outros jogadores. Já o live action é o estilo de RPG que mais se aproximaria de um teatro de verdade. Você representa o seu personagem exatamente como um ator representaria um papel. É exatamente como uma peça de teatro, onde cada jogador representa um personagem. A diferença é que esses personagens foram construídos antes com ajuda do narrador, e serão representados no evento. Quando existe a necessidade de testar alguma habilidade do personagem, ao invés de se usar jogadas de dados, existe apenas uma comparação rápida entre os atributos (algumas vezes, essas disputas são feitas também usando a brincadeira de "pedra, papel e tesoura", em outras, utilizam "boffers", ou "espadas de espuma", nos chamados lives de contato).


Livros-Jogo ou Aventura Solo: Também existe uma variação do RPG chamada livro-jogo, que contém aventuras-solo, ou seja, aventuras que se pode jogar sozinho, uma alternativa ao RPG normal, que exige um grupo de pessoas para jogar. Acontece de pessoas começarem a jogar livros-jogos para depois passarem ao RPG. As aventuras-solo funcionam de uma forma semelhante a uma sessão convencional de RPG, onde o próprio livro faz o papel do "Mestre". Ele oferece as escolhas que o jogador pode fazer, e o jogador progride no jogo conforme supera os desafios, podendo passar por diferentes enredos dependendo de suas escolhas durante o jogo.


Via Internet: Há várias ferramentas que permitem que se jogue RPG como se fosse na mesa, porém via internet, à distância. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens em relação à mesa real. Em geral, a maior vantagem é unir grupos distantes fisicamente (com jogadores em cidades diferentes, por exemplo). Algumas modalidades de jogo são:

  • PBEm Play By Email: aventuras são narradas via e-mail ou lista de discussão. A vantagem é que cada um joga na hora que pode. A desvantagem é que as aventuras demoram mais para desenrolar.
  • Play-by-fórum: salas e fóruns são criados para narração ou portais fornecem espaço dentro de seus fóruns para isso.
  • Softwares de RPG Online: são programas cliente-servidor que permitem que os jogadores se conectem a uma sala. Alguns fornecem roladores de dados, chat, fichas prontas etc. Em inglês temos Fantasy Grounds e Insider, aqui no Brasil temos IRPG e o RRPG Firecast, que pode ser baixado e jogado gratuitamente no site: www.rrpg.com.br.
  • Play-by-web: sites de jogos online que disponibilizam mesas virtuais de RPG via browser. No Brasil temos o Taulukko.
  • Play-by-MSN: as ações dos personagens são enviadas como mensagem, distinguidas da fala de cada um por estarem entre asteriscos ou outro separador.
  • OrBRPG: Sigla para Orkut-based RPG. Nessa modalidade os jogadores criam comunidades (em alguns casos, várias delas) para narrar os jogos.

Card-Game: Um jogo de cartas colecionáveis, JCC (conhecidos pelas siglas em Inglês TCG, Trading Card Games ou CCG, Collectibles Card Games) são jogos de estratégia nos quais os participantes criam baralhos de jogo personalizados combinando estrategicamente suas cartas com os seus objetivos. Magic: The Gathering foi o primeiro jogo a apresentar o conceito moderno de cartas colecionáveis. O primeiro jogo a apresentar os conceitos de construção de baralho foi o The Base Ball Card Game, criado pela empresa americana The Allegheny Card Co.

O modelo de venda das cartas também costuma seguir o padrão estabelecido pelo Magic. As cartas são comercializadas em baralhos e envelopes (decks e boosters em inglês). Os primeiros costumam ter de 40 a 50 cartas e os segundos de 5 a 13. Na maioria dos JCC cada jogador edita um baralho de jogo contendo de 40 a 60 cartas. as cartas não são fixas e podem ser trocadas do baralho entre uma partida e outra, ou entre os próprios jogadores, porque cada um tem seus objetivos no jogo. Em cada partida os baralhos são embaralhados e cada jogador começa com uma mão inicial e vai comprando mais cartas no desenrolar da partida.

E a Cultura em si?

A Cultura RPG é celebrada de diversas formas diferentes. Seja com camisas, acessórios em geral e até na Música. Normalmente, na música o RPG é representado no Power Metal (O power metal é associado a um som épico, por assim dizer, com origens incertas e heranças que vão desde o speed metal, thrash metal até uma forte inflûencia da música erudita, observada em alguns subgêneros).

A Cultura RPG é muito "Lucrativa" para vendedores de artigos Nerd em geral. Confira alguns vendidos por sites como ThinkGeek:

Bolsa feita de "Cota de Malha" para guardar dados

Camisa do famoso sistema "Dungeons & Dragons"

Além dessas coisas, a cultura RPG está presente no cinema! Existem inúmeros filmes (Dungeons and Dragons, Coração de Dragão,...). Um que vou citar aqui é menos conhecido porém muito legal! Se chama "The Gamers"
The Gamers é um filme caseiro com cerca de 50 minutos que fala de um grupo de amigos jogando RPG!!! O filme é uma comédia e aborda o máximo de clichês possíveis que acontece na mesa de jogo de uma forma bastante divertida e engraçada. O roteiro parece é bem simples e o final surpreendente.

Espero que tenham gostado dessa matéria! RPG é realmente "parte" da minha vida hehe

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates